O Clube

O Clube Ítalo Brasileiro do Espírito Santo, fundado por um grupo de descendentes de italianos, em 13 de maio de 1968, é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, constituída por meio de títulos patrimoniais, com sede e foro na cidade de Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo, regida por Estatuto próprio, considerado de utilidade pública pela Lei Estadual n.º 2.617, publicada no D.O do Estado, em 31.08.71, e de utilidade pública Municipal pela Lei 2.130, publicada no D.O do Estado, em 14.07.1972, tem sua sede social localizada na Rua Renato Daher Carneiro, n.º 1036, na Ilha do Boi, em Vitória, Capital do Estado do Espírito Santo.

O Clube Ítalo Brasileiro do Espírito Santo tem por finalidade a difusão das culturas brasileira e italiana , da língua Italiana bem como das tradições culturais e históricas da colônia de origem italiana, além de atividades sociais, cívicas, culturais, artísticas e desportivas, do intercâmbio cultural e artístico entre o Brasil e a Itália, mantendo, também, intercâmbio social, cultural e desportivo com entidades congêneres.

O Clube Ítalo Brasileiro do Espírito Santo possui 2.500 sócios, entre os quais empresários, profissionais liberais, autoridades civis e militares, artistas, musicistas, em sua maioria descendentes de italianos ou amantes da arte e da cultura italianas.

Localizado num dos bairros mais agradáveis de Vitória, a Ilha do Boi, cartão postal da Capital, o Clube ítalo Brasileiro está instalado numa área de 27.000 m² de área, com piscinas, sauna, bares, restaurantes, praças de esportes, áreas para churrasco, praia, salões de festas e espaço para eventos, numa localização privilegiada, com uma belíssima vista panorâmica. Este ambiente propicia a quem visita o clube uma sensação única, que o elege um dos mais nobres e belos monumentos à imigração Italiana do Brasil.

Bandeira

Retângulo nas cores verde, na parte superior, e vermelha na inferior, tendo no centro um losango branco com iniciais C-verde, I-Amarelo e B-vermelho (CIB - Clube Ítalo Brasileiro).

Hino Oficial do Clube Ítalo Brasileiro

Clube Ítalo Brasileiro
Foi o primeiro a fazer a união
Da bela Itália com o Brasil
Em terras capixabas
Na Ilha do Boi surgiu

Com filhos de imigrantes tudo começou
Jovens arrojados, o clube iniciou
Em um recanto lindo de se admirar
Plantaram a semente, que veio a germinar
O Clube então nasceu e conseguiu se destacar
Investiu nos esportes e venceu
Formou grandes atletas para defender
A sua bandeira, com raça e prazer

CLUBE ÍTALO BRASILEIRO
UM LINDO SONHO QUE SE CONCRETIZOU
HOJE E PARA SEMPRE ELE ESTÁ
UM CLUBE GRANDIOSO
A TODOS ENCANTAR

Apoio a cultura o Clube promoveu
Encontro de corais, também fundou o museu
Que mostra a história da imigração
Do povo italiano e sua tradição
Seu quadro social é de grande primor
Famílias reunidas, demonstram seu amor
Unidas sempre exaltam, com muita emoção
Este é o nosso Clube e é nossa paixão...

CLUBE ÍTALO BRASILEIRO
TEMOS ORGULHO AO SEU QUADRO PERTENCER
E JUNTOS COM UM BRADO VARONIL
VIVA O NOSSO CLUBE !
VIVA A ITÁLIA E VIVA O BRASIL !
(FIM)

Autor: Luzimar Caliari Guerra - Mazinho

Leonardo de Medeiros Magalhães
Rua Renato N Daher Carneiro, 1036 - Ilha do Boi - Vitória - ES - Cep: 29052-730 Tel.: 27 3345-0022 | clubeitalobrasileiro@clubeitalobrasileiro.com.br